Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

ELEIÇÕES 2018 - MANIFESTO DE JURISTAS E MAGISTRADOS EM APOIO A FERNADO HADDAD

21 outubro, 2018


O momento é de grandes expectativas e de interrogação sobre a decisão do STF quanto ao final do segundo turno das eleições. Há muitas e diferenciadas cogitações. Importante agora é manter aceso o nosso apoio à democracia, fazendo eco a muitas e diferentes fontes, grupos, movimentos, instituições e pessoas sensatas, que se manifestam em apoio ao candidato Fernando Haddad. Haddad tem defendido e apresentado propostas em favor de um Brasil que poderá retomar a sua autonomia, reconstruir os direitos sociais e estabelecer o diálogo com a sociedade pela conquista de seus direitos e da paz. 
  
Como se diz no manifesto de cerca 1500 juristas brasileiros, embora possa haver diferenças de visão diante de algumas posições do candidato, sempre  haverá a possibilidade de apresentar novas propostas, criticar, optar em estar na oposição, lutar por ideias de maior justiça social e mais atenção pelos mais esquecidos, como, por exemplo, os povos indígenas de que pouco se ouviu na campanha dos candidatos no primeiro e no segundo turno sobre a garantia da demarcação de suas terras. 

Outro ponto, que eu gostaria de ter ouvido falar mais por parte dos candidatos democratas, é sobre a grave questão da população de pessoas envelhecidas que tanto precisam de políticas dirigidas a atender às suas necessidades de assistência, de lazer e de medicamentos mais baratos. Falo da velhice nos setores mais empobrecidos. Os velhos, os jovens e as crianças são as grandes vítimas da pobreza nas regiões marginais do nosso país.

Segue o texto citado.






Eleições 2018

Manifesto por Haddad é endossado por milhares de juristas, magistrados e ex-ministros

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Cerca de 1.100 expoentes da comunidade jurídica lançaram um manifesto em defesa da candidatura de Fernando Haddad, do PT, nas eleições de 2018. O manifesto será apresentado em um ato na próxima quinta-feira, 18.
Com célebre frase de Martin Luther King - “O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons” -, o manifesto sustenta a Haddad é "o único, nesse segundo turno, capaz de garantir a continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes, num ambiente de paz, de tolerância e de garantia das liberdades públicas".
Entre os assinantes do manifesto estão José Carlos Dias, Eugenio Aragão, José Eduardo Cardozo, Tarso Genro, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, os advogados Pedro Dallari, Belisário dos Santos Jr, Celso Antônio Bandeira de Mello e Dalmo Dallari.
Veja abaixo a íntegra do manifesto.  

PELA DEMOCRACIA, 
TODAS E TODOS COM HADDAD!
“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons” (Martin Luther King)

Todos os povos têm momentos de união em torno de temas civilizatórios. A união se dá em torno de assuntos que transcendem para além dos interesses individuais, corporativos e partidários. Parece que no Brasil é chegado esse momento. Pensamos diferentemente sobre tantos temas. Temos crenças, valores, ideias sobre tantos assuntos, mas em alguns pontos chegamos no mesmo lugar e isto é inegociável. 

Este lugar, este ponto sobre o qual não discordamos, é algo chamado democracia, que engloba a preservação daquilo pelo qual todos nós lutamos há tantas décadas – a dignidade das pessoas, o respeito aos direitos humanos e a justiça social.
Os avanços civilizatórios são como degraus. Subimos um a um. Unimo-nos para ajudar a todos nessa subida. Tolerância, solidariedade, direitos iguais e respeito às diferenças. É isso que nos move e é o combustível de todos os povos e nações que vivem e convivem em democracia. A democracia não existe sem pluralismo político, social e moral, algo inevitável numa sociedade complexa como a nossa. A democracia só aceita disputas entre adversários, não entre inimigos, só admite a política, não a guerra, formas pacíficas de disputa, não violentas.
A democracia só existe limitada pelos direitos dos indivíduos e das minorias, para que não se torne uma ditadura da maioria. Democracia é a paz com voz! Neste momento difícil da história do Brasil, nós, brasileiras e brasileiros de todos os credos, raças, etnias, profissões, filiações políticas, orientações sexuais e de gênero, damo-nos as mãos para pedir paz e, mais do que tudo, a preservação da democracia. 
Que reflitamos para saber o que queremos para o futuro de nosso país. Rejeitamos o rancor e a divisão entre brasileiros. Temos a Constituição mais democrática do mundo, que diz que nosso Brasil é uma República que visa a erradicar a pobreza, fazer justiça social, reduzir desigualdades regionais, incentivar a cultura e promover a solidariedade. Este é o nosso desejo neste momento de crise. O respeito às leis, à Constituição e aquilo que não se pode tocar nem ver: a democracia.
Por isso, nós juristas e demais profissionais subscritores do presente manifesto, defensores da democracia e radicalmente contrários a violência física ou simbólica como forma de reprimir opiniões contrárias, declaramos apoio ao candidato à Presidência da República Fernando Haddad, independentemente de eventuais diferenças programáticas, pelo fato de ser o único, nesse segundo turno, capaz de garantir a continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes, num ambiente de paz, de tolerância e de garantia das liberdades públicas.
Brasil, 16 de outubro de 2018
Ministro aposentado do STF: José Paulo Sepúlveda Pertence
Ex-procurador-Geral da República: Claudio Fonteles
Ex-ministros de Estado e chefe da AGU: Álvaro Augusto Ribeiro CostaEugenio AragãoJosé Carlos Dias,
Cândido Antônio Mendes de Almeida
Roberto Armando Ramos de Aguiar
Ex-participantes das Comissões da Verdade:Pedro Dallari
Rosa Maria Cardoso
Eny Moreira
Nadine Borges 
Ivete Maria Caribe Da Rocha

Advogados e Professores de Direito:

Arthur Lavigne
Beatriz Vargas Ramos
Belisário dos Santos Jr
Carol Proner
Celso Antônio Bandeira de Mello
Conrado Hubner Mendes
Dalmo de Abreu Dallari
Daniel Sarmento
Geraldo Prado
Gisele Cittadino
Lenio Streck
Leonardo Yarochewsky
Luciana Boiteux
Luís Guilherme Vieira
Manoel Caetano Ferreira Filho
Marcelo Neves
Marco Aurélio de Carvalho
Margarida Lacombe
Paulo Teixeira
Pedro Serrano
Rui Falcão

TODAS E TODOS PELA DEMOCRACIA, COM HADDAD!
- seguem as demais assinaturas.
Fonte da informação:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI289343,101048-Manifesto+por+Haddad+e+endossado+por+milhares+de+juristas+magistrados


Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio