Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

PERFIL DA AUTORA

Vanise 
     Rezende

Sertaneja de Custódia-PE, nasceu em 13 de abril de 1938. Fez o curso de Comunicação e Jornalismo em Roma, na Università Internazionale degli Studi Sociali.  Especializou-se em Documentação e Direitos Humanos, no Idoc-Internacionale também em Roma.

Como jornalista, trabalhou quatro anos na Rádio Vaticana (1960-1963) e, posteriormente, no Serviço de Imprensa do Concilio Vaticano II (1964).

No Blog Espaço Poese - iniciado em 2014 - Vanise retoma suas atividades de jornalista: escreve e reproduz artigos ou entrevistas sobre questões contemporâneas, direitos humanos e cidadania. E mantém três páginas: Poesia Itinerante - Envelhecer - Caminhos Viajantes. 

Em março de 2018, obteve o 1º lugar no Concurso de Literatura da Mulher Idosacom o conto: A Surpreendente Clarissa", promovido pela Secretaria Estadual da Mulher – em parceria com Ufpe, Cepe, Fundarpe e Academia Pernambucana de Letras.

Dois dos seus poemas foram publicados nos primeiros lugares, numa seleção de poesias brasileiras publicadas pela Sarau Brasil de 2016 e 2020. 

Em 2022 serão lançados dois livros da autora: Os Afagos da Ternura, um livro de ficção literária e A Surpreendente Clarissa, uma seleção de contos.

---------------------------------------------

VANISE REZENDE foi secretária da presidência da CNBB-NE II – nos períodos de Dom Hélder Câmara, Dom José Maria Pires e Dom Antônio Costa - (1974 a 1987). Na CNBB da Regional NE-II, fundou o SEDIPO-Serviço de Informação Popular, para atender às organizações populares do Nordeste, no período da ditadura militar. O Sedipo fez parte das redes Iredal – Inovaciones y Rede para el Desarollo de America Latina e da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais - Abong.  

Após o desmanche do trabalho pastoral da CNBB NE-II (quando Dom José Cardoso assumira a presidência), foi criado o Cenap – organização civil sem fins lucrativos, de apoio aos Movimentos Populares do Nordeste - e Vanise Rezende foi designada coordenadora (1989/1995).

Em 1996 assumiu o cargo de assessora da presidência da Emater-PE. Na empresa, coordenou dezenas de Círculos de Educação e Cultura, no Programa "Pernambuco Convivendo com a Seca", que contou com a participação de Silk Weber, Secretária Estadual de Educação. Na Emater-PE produziu 10 cartilhas ilustradas, com uma linguagem acessível aos trabalhadores rurais da região nordeste, trazendo orientações de como enfrentar o período da estiagem. Essas cartilhas foram reproduzidas pela Sudene, para os estados atingidos pela seca no mesmo período. 

A partir de 1999, iniciou sua carreira de consultora organizacional, atuando em diferentes instituições. Entre essas: UFPE – Cursos de Biologia e Curso de Medicina; Diaconia – projetos institucionais; Tearfund (Londres) – projetos apoiados no Brasil; IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Projeto da Barragem de Itaparica; MPPE – Ministério Público de Pernambuco, na presidência; Secretarias de Educação da Prefeitura do Recife e do Estado de Alagoas; e Associação Mundo UnidoAMA, avaliando o projeto do Assentamento de Branquinha, em Alagoas. 

Em 2004, após concurso público, atuou como consultora do Ministério da Educação no Programa Escola Integral, assessorando mais de vinte Secretarias de Educação da Região Metropolitana do Recife (2004/2008). Em seguida, atuou como membro da presidência da Anpecom Associação Nacional por uma Economia de Comunhão e, mais tarde, foi Articuladora da EdC- Economia de Comunhão, na Região Nordeste, ao qual continua associada.

 __________________________________ 

Aos leitores,

Há um modo simples - mas significante - de você, caro leitor, ser um colaborador do Blog Espaço Poese. Simplesmente, deixando o seu comentário, na página do blog, quando o assunto for do seu interesse. O "comentário" é um gentil retorno do leitor, com a sua crítica colaboradora. É através dos comentários que ficamos sabendo quais os assuntos que sugerem maior interesse dos leitores assíduos e eventuais.     
Para ser seguidor do Espaço Poese toque na palavra "Seguir", na coluna à esquerda da postagem. Assim, você será avisado de cada nova postagem. 

Contato: rezende.vanise@gmail.com

Blog: www.vaniserezende.com.br




Um comentário :

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio