Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

PERFIL DA AUTORA




Vanise 
     Rezende

Fez Comunicação Social e Jornalismo na Università degli Studi Sociali Roma. Estudou Documentação e Direitos Humanos no Idoc-Internazionale – Roma. 

Como jornalista, trabalhou na Rádio Vaticana e no Serviço de Imprensa do Concilio Vaticanho II. 


Em março de 2018, a autora obteve o 1º lugar, com o conto: "A Surpreendente Clarice", no I Concurso de Literatura da Mulher Idosa, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher – em parceria com Ufpe, Cepe, Fundarpe e Academia Pernambucana de Letras. 

Este e outros contos, mais uma novela, serão publicados este ano (2019), até setembro próximo. 
Atualmente, dedica-se a escrever novos contos e histórias infantis, além de textos para o seu blog: www.vaniserezende.com.br

No blog, são reproduzidos artigos selecionados sobre diferentes questões contemporâneas, no Brasil e no mundo. E também são disponibilizadas as páginas: Envelhecer, Poesia Itinerante e Caminhos Viajantes.

Em 1998 escreveu 10 cartilhas ilustradas - sobre como enfrentar o período da estiagem - para os trabalhadores rurais do região Nordeste, coordenando centenas de Círculos de Educação e Cultura, do Programa "Pernambuco Convivendo com a Seca".  

Durante 13 anos foi secretária da Cnbb-NE II – presidida por Dom Hélder Câmara e Dom José Maria Pires. Na CNBB fundou o SedipoServiço de Informação Popular, para atender às organizações populares do Nordeste, no período da ditadura militar. O Sedipo fez parte da rede Iredal – Inovaciones y Redes para el Desarollo de America Latina. 

No período 1988/’95 participou da fundação e da coordenação do Cenap – organização civil de assessoria à educação popular. De 1996/’99 assessorou a presidência da Emater-PE,  quando coordenou os Círculos de Educação e Cultura sobre o enfrentamento da seca, escrevendo 10 cartilhas ilustradas para os trabalhadores rurais da região.  

Prestou consultoria de planejamento a diversas instituições. Entre essas: UFPE –Cursos de Biologia e Medicina; Diaconia – projetos institucionais; Tearfund – projetos no Brasil; IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Barragem de Itaparica; MPPE – Ministério Público de Pernambuco - presidência; Secretarias de Educação da Prefeitura do Recife e do Estado de Alagos; e  Associação Mundo UnidoAMA, avaliando o projeto do Assentamento de Branquinha, em Alagoas. 

No período 2004/2008 atuou, após concurso público, como consultora do  MEC/Unesco, no Programa Escola  Integral, na Região Metropolitana do Recife. 

Contatos: rezende.vanise@gmail.com

Blog: www.vaniserezende.com.br





Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio