Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

PERFIL DA AUTORA

Vanise 
     Rezende

Sertaneja de Custódia-PE, nasceu em 13 de abril de 1938.
Fez o curso de Comunicação e Jornalismo em Roma, na "Università Internazionale degli Studi Sociali".  E especializou-se em Documentação e Direitos Humanos, no Idoc-Internacionale. 

Como jornalista, trabalhou quatro anos na Rádio Vaticana (1960-1963) e, posteriormente, no Serviço de Imprensa do Concilio Vaticano II (1964).

No Blog Espaço Poese, iniciado em 2014, retomou suas atividades de jornalista: escreve e reproduz artigos ou entrevistas sobre questões contemporâneas, direitos humanos e cidadania. No blog mantém três páginas: Poesia Itinerante,   Envelhecer e Caminhos Viajantes. Em março de 2018, obteve o 1º lugar no Concurso de Literatura da Mulher Idosacom o conto: A Surpreendente Clarissa", promovido pela Secretaria Estadual da Mulher – em parceria com Ufpe, Cepe, Fundarpe e Academia Pernambucana de Letras.

Tem dois poemas premiados e publicados na seleção de poesia brasileira da Sarau Brasil, nos anos 2016 e 2020. 

Em 2021 lançará o livro: Os Afagos da Ternuraseu primeiro livro de ficção.

---------------------------------------------

Foi secretária da presidência da CNBB-NE II – nos períodos de Dom Hélder Câmara e Dom José Maria Pires - (1974 a 1987). Na CNBB fundou o SEDIPO - Serviço de Informação Popular para atender às organizações populares do Nordeste, no período da ditadura militar. O Sedipo fez parte das redes Iredal – Inovaciones y Rede para el Desarollo de America Latina.  

Após a aposentadoria de Dom Hélder Câmara, participou da fundação e da coordenação do Cenap – organização civil sem fins lucrativos, de apoio aos Movimentos Populares do Nordeste (1989 /1995). 

Em 1996 assumiu o cargo de assessora da presidência da Emater-PE. Na empresa coordenou dezenas de Círculos de Educação e Cultura, no Programa "Pernambuco Convivendo com a Seca", que contou com a participação da Secretaria Estadual de Educação. Na ocasião, produziu 10 cartilhas ilustradas sobre como enfrentar o período da estiagem, utilizando uma linguagem acessível aos trabalhadores rurais da região Nordeste.  As cartilhas foram reproduzidas pela Sudene, para os estados atingidos pela seca no mesmo período. 

A partir de 1999 iniciou sua carreira de consultora organizacional, atuando em diferentes instituições. Entre essas: UFPE – Cursos de Biologia e Curso de Medicina; Diaconia – projetos institucionais; Tearfund (Londres) – projetos apoiados no Brasil; IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Projeto da Barragem de Itaparica; MPPE – Ministério Público de Pernambuco, na presidência; Secretarias de Educação da Prefeitura do Recife e do Estado de Alagoas; e  Associação Mundo UnidoAMA, avaliando o projeto do Assentamento de Branquinha, em Alagoas. 

Em 2004, após concurso público, atuou como consultora do  Ministério da Educação no Programa Escola Integral, junto a mais de vinte Secretarias de Educação da Região Metropolitana do Recife (2004/2008). Em seguida, atuou como membro da presidência da Anpecom - Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (EdC) e, mais tarde, como articuladora da EdC na Região Nordeste. 

 __________________________________ 

Aos caros leitores,

Há um modo simples - mas significante - do leitor do blog colaborar conosco. É simplesmente deixar o seu comentário, na página do blog, quando o assunto for do seu interesse. O  "comentário" é um gentil retorno do leitor, com a sua crítica colaboradora. É através dos comentários que ficamos sabendo quais os assuntos que sugerem maior interesse aos leitores assíduos e eventuais.     

Para ser seguidor do Espaço Poese toque na palavra "Seguir", na coluna à esquerda da postagem. Assim você será avisado de cada nova postagem. 

Contato: rezende.vanise@gmail.com

Blog: www.vaniserezende.com.br




Um comentário :

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio