Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

UBUNTU : SOU PORQUE VOCÊS SÃO

25 fevereiro, 2014



























Ubuntu  é uma uma filosofia presente em vários países da África, cujo foco é a relação entre as pessoas. A palavra se reporta ao tradicional idioma banto Ngúni.  Uma tentativa de tradução para a língua portuguesa poderia ser: "sou o que sou pelo que nós somos".  

Na época de Nelson Mandela, Ubuntu era um dos princípios fundamentais da República da África do Sul. Na esfera política esse conceito é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão.



Nelson Mandela explicou a um jornalista: "A tradição africana de Ubuntu é uma verdade universal, é um modo de vida. É um termo que exprime vários significados: respeito, serviço, cuidado, confiança, reciprocidade, desapego... O que não significa que essa gente não deva olhar para si mesma. A pergunta para isto é: Desejas fazer algo para tomar parte de tua comunidade e, assim, melhorá-la? Entrar em contato com outra pessoa ou com uma comunidade, de um modo autêntico, libera a mais poderosa energia no planeta. Essas são as coisas importantes da vida".




Há uma definição do Ubuntu que seria do arcebispo anglicano Desmond Tutu:
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, sem se preocupar em julgar os outros como bons ou maus, consciente de que ela faz parte de algo maior e é tão pequena quanto os seus semelhantes que são humilhados, torturados e oprimidos."

O desportista sul africano Fraçois Louw (1985) sugere que o conceito do Ubuntu define um indivíduo pela sua relação com os outros, e enfatiza a importância do conceito religioso fundamentado na máxima Zulu : “umuntu ngumuntu ngabantu “ (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas).

"Procure lembrar – diz um texto que divulga Ubuntu – que deve haver mais coisas que nos unem do que nos separam, e começar com aquilo que nos une é uma boa maneira de iniciar um diálogo e, portanto, uma possibilidade de mudança".

Jorge Bender, missionário franciscano argentino, explica, em seu livro: Africa no me necesita: yo necesito de Africa:  

“Uma pessoa se faz humana por meio de outras pessoas (sou porque vocês são).  Uma pessoa com Ubuntu é aquela que se alegra quando a outra se sai bem em  alguma  coisa. Muitas tribos africanas pensam que cada pessoa decresce quando outras pessoas são humilhadas, quando outros são menosprezados ou oprimidos. Oxalá nos contagiemos um pouco deste conceito da ética africana e deste modo de pensar, para superar o individualismo em que vivemos” . 


Para saber mais sobre Ubuntu, você pode ver um interessante testemunho de um sul africano, em um vídeo publicado no Youtub: 

https://www.youtube.com/watch?v=vJABKKGm5q8



------------------------------


Créditos Imagens:


1. Texto inicial da pesquisa: divulgação filosofia ubuntu - África
2. Foto Nelson Mandela - www.racismoambiental.net
3. Foto Desmond Tutu - www.bodlive.co.za


Nota:  As  imagens  publicadas  neste  blog  pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas, e deseja que  seja removida deste espaço,  por favor registre a sua informação fazendo um comentário neste espaço.


Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio