Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

LEONARDO BOFF - ESTÁ CONFUSO MAS EU SONHO

27 julho, 2018


O escritor e teólogo, Leonardo Boff, não me surpreende mais com a sua sensibilidade e a profundez universal do seu pensar. Mas, ainda me comove, me toca, me instiga a continuar a sonhar, a acreditar na capacidade do povo de retomar a história nas mãos, de manter sempre a Esperança. Aqui vai o que ele nos escreve sobre as tantas interrogações que carregamos, quanto ao destino do Brasil e do seu povo. O seu texto expressa o sonho de todo brasileiro de bom senso, que reclama a realização dos seus anseios atuais. 

-----------------------------------------




Está confuso mas 

eu sonho


Por: Leonardo Boff


Faz escuro, mas eu canto porque a manhã vai chegar”, proclamou o poeta Thiago de Mello na época sombria da ditadura civil e militar de 1964.
”Está confuso, mas eu sonho” digo eu, nesses tempos não menos sombrios. O sonho ninguém pode prender. Ele antecipa o futuro e anuncia o amanhã.


Ninguém pode dizer o que vai ser deste país após o golpe parlamentar jurídico midiático de 2016. Faz escuro e tudo está confuso, mas eu sonho. Este sonho está rodando em minha cabeça há muitos dias e resolvi expressá-lo para alimentar a nossa inarredável esperança.
Sonho ver um Brasil construído de baixo para cima e de dentro para fora, forjando uma democracia popular, participativa e socioecológica, reconhecendo como novos cidadãos, com direitos, a natureza e a Mãe Terra.
Sonho ver o povo organizado em redes de movimentos, povo cidadão, com competência social para gerar as suas próprias oportunidades e moldar o seu próprio destino, livre da dependência dos poderosos e resgatando a própria autoestima.
Sonho ver a utopia mínima, plenamente realizada, de comer pelo menos três vezes ao dia, de morar com decência, de ter frequentado a escola por oito anos, de cursar a universidade e a pós-graduação, de receber por seu trabalho um salário que satisfaça as necessidades essenciais de toda a família, de ter acesso à saúde básica e - depois de ter labutado por toda uma vida - ganhar uma aposentadora digna para enfrentar, serenamente os achaques da velhice.
Sonho ver celebrado o casamento entre o saber popular, de experiências feito, com o saber acadêmico de estudos feito, ambos construindo um país para todos, sem excessos e, também, sem carências.

Sonho ver o povo celebrando suas festas com muita comida e alegria, dançando o seu São João, o seu Bumba-meu-Boi, seu samba, seu frevo, seu funk e seu esplêndido carnaval, expressão de uma sociedade sofrida, mas que se encontrou na ‘fraternura’ e na alegre celebração da vida.
Sonho ver aqueles que foram condenados a sempre perder, sentirem-se vitoriosos porque o sofrimento não foi em vão e os amadureceu para, com outros, construir um Brasil diferente, uno e diverso, hospitaleiro e alegre.
Sonho contar com políticos que se abaixam para estar à altura dos olhos do outro, despojados de arrogância, conscientes de representar as demandas populares, fazendo da política cuidado diligente da coisa pública.
Sonho andar por aí à noite sem medo de ser assaltado ou vítima de balas perdidas, podendo desfrutar da liberdade de poder falar e criticar nas redes sociais, sem logo ser ofendido e  difamado.
Sonho contemplar nossas florestas verdes, nossos imensos rios regenerados, nossas soberbas paisagens e a biodiversidade preservada, renovando o pacto natural com a Mãe Terra que tudo nos dá, reconhecendo seus direitos e por isso tratá-la com veneração e cuidado.
Sonho ver o povo místico e religioso, venerando a Deus como gosta, sentindo-se acompanhado por espíritos bons, por forças portadoras da energia cósmica do axé, dando um caráter mágico à realidade, com a convicção de que, no fim, por causa de Deus-Pai-e-Mãe de infinita bondade e misericórdia, tudo vai dar certo.
Sonho que este sonho não seja apenas um sonho, mas uma realidade ridente e factível, fruto maduro de tantos séculos de resistência, de luta, de lágrimas, de suor e de sangue.
Só então, só então, poderemos rir e cantar, cantar e dançar, dançar e celebrar um Brasil novo, o maior país latino do mundo, uma das províncias mais ricas e belas da Terra, que a evolução ou Deus nos entregara.
Termino com o grande cantor das Comunidades eclesiais de base, Zé Vicente de Crateús:
Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, mas sonho que se sonha junto é sinal de solução. Então vamos sonhar companheiros e companheiras, sonhar ligeiro, sonhar em mutirão”. 
Assim o quer o povo brasileiro e nos ajude Deus.
------------------------------------
Fonte do texto:
https://leonardoboff.wordpress.com/2018/07/26/esta-confuso-mas-eu-sonho/   
Leonardo Boff é escritor e publicou: Brasil - concluir a refundação ou prolongar a dependência (Ed.Vozes,2018,).
Crédito das imagens:

1. Mapa - Gente do Brasil.gif
2. Crianças solidárias -  divulgação ubumtu 
3. Balance-mirim.jpg

Nota: Todas as imagens, aqui publicadas, pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja que seja removida desse espaço, por favor entre em contato com: vrblog@hotmail.com

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio