Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

ZEFIRINO ROCHA

02 agosto, 2016


Um desejo suave de me comunicar com as pessoas que posso alcançar neste espaço. E lhes pedir arrego. Pedir que, desta vez, me permitam esse  momento sem nome,  intenso e fundo, da perda de um amigo.

Muitas vezes escrevi aqui sobre a amizade, como um sacramento da vida, da carícia do afeto, das certezas sempre.  A amiga, o amigo pode não estar presente nem estar perto... Ter participado da nossa vida há poucos dias ou há anos atrás. Um encontro que seja ou tantos encontros havidos, com uma pessoa amiga, assenta no outro a sua marca para sempre.  

Assim foi com Zeferino Rocha, que nesses dias fez sua viagem definitiva, revelando a quem lhe estava acanto que se já não mais andaria com as pernas, caminharia com o coração. 

Tudo o que sei dele, desde anos atrás, expressa um precioso vínculo com o coração  a poesia, o canto, a literatura, o encantamento, a arte de declamar, o saber, a psicanálise... Aquele seu jeito silencioso de estar com e de ser, com segurança, quem ele era.   

Agora, essa necessidade de dizer o que não sei dizer... De rememorar coisas que dele recebi ainda quando era sacerdote assistente da Juventude Estudantil Católica, lá pelos anos cinquenta... Eu tinha apenas quinze anos!

Não são lembranças, essas, são revivescências significantes e luminosas de vida, de quando fiz a descoberta de quem eu era e do que eu queria ser. Com o seu apoio foi-me revelada a importância de viver com os outros, e de cuidar do outro tanto como cuidar de mim. Desvendei o grande significado da vida e a descobri cheia de sentido. E fiz o aprendizado de abrir-me para o mundo que apenas tateava conhecer.

Não são memórias post mortem. É um ressentimento ao revés de coisas revivescentes que permanecem  mesmo quando a vida chega a parecer pequena  porque foram grandes. 

Zeferino foi grande em tudo o que fez.

Recife, 31 de julho de 2016.

---------------------------------
Zeferino Rocha foi psicanalista e professor da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco. Também lecionou, há anos atrás, na  FAFIRE e na UFPE. Tinha 87 anos. 

Alguns livros publicados pelo Professor Zeferino Rocha: 






Créditos das Imagens 

1. Foto do Professor Zeferino Rocha - www.boletim da Unicap.com.br
2. Capa dos Livros - Divulgação

Nota:  As   imagens  publicadas  neste  blog  pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas, e deseja que  seja removida deste espaço,  por favor entre em contato com: vrblog@hotmail.com

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio