Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

A CENTRALIDADE DOS POBRES DA TERRA

07 junho, 2017

Para os que leram o discurso do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica – publicado em  31.05.2017 após uma sua visita ao Chile, e publicado na postagem anterior  –  o discurso de Lula da Silva, proferido no 6º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores  –  em 01.06.2017 –  traz ideias que se entrelaçam  sobre a questão da centralidade dos pobres da terraSegue um comentário de Leonardo Boff sobre o  discurso de Lula.

A presente reflexão – escreve  Leonardo Boff – foi motivada pelo discurso do ex-presidente Lula encerrando a abertura do 6º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, no dia 1º de junho de 2017, em Brasília. Faço-o como observador interessado no projeto social que o PT em parte realizou nos anos de seu governo. Não sou filiado ao partido, pois estimo que partido é sempre parte e tarefa do intelectual-pensador que é tentar pensar o Todo, e menos ocupar-se das partes que sempre são muitas, não raro, contraditórias.

Três pontos do discurso de Lula me chamaram particularmente a atenção.

O primeiro deles é o caráter de classe do partido. Está no seu nome: Partido do Trabalhadores. Quer dizer, propõe-se representar as grandes maiorias do país, compostas pela classe dos trabalhadores do campo e da cidade, aqueles que dentro do sistema do capital vivem de salários (venda de sua força de trabalho manual ou intelectual).

Isto não significa que partido se feche somente para estas grandes maiorias. É aberto a todos os que assumem a democracia e as principais demandas dos trabalhadores, que é ter trabalho, ganhar um salário decente, trabalhar em condições adequadas, lutar pela justiça social para diminuir o perverso fosso das desigualdades sociais, e poder organizar-se em sindicatos para melhor defender seus direitos e ter mais força na negociação com os donos do capital.

Lula enfatizou o caráter nacional do PT. Em sua grande maioria, os partidos no Brasil têm sua base nos estados da federação e representam as forças hegemônicas locais. Pensam mais o regional e menos o nacional. O PT nasceu pensando o nacional, vale dizer, o Brasil como projeto de nação soberana, autônoma, que rompeu com o substrato escravocrata, colonial, neocolonial e dependente das grandes potências que hegemonizam o curso do mundo.

O PT desenvolveu a consciência de que temos uma base ecológica, geopolítica, econômica, populacional e cultural que nos concede elaborar um projeto próprio de nação soberana, e que - junto com as demais nações - ajuda a definir os rumos incertos da humanidade, agora numa fase nova de sua história, a fase da planetização, fase de certa forma dramática   por causa   do aquecimento global  e   do  grito  da  Terra superexplorada pelo modelo de produção  depredador e de consumo perdulário de bens e serviços naturais.

O futuro de nossa espécie e de nossa civilização está em jogo. Lula enfatizou que o PT – por ser um partido de caráter nacional – se propõe a pensar o país como um todo e no interesse de todos, a partir dos interesses das grandes maiorias historicamente penalizadas. Cabe reconhecer, como mostraram os nossos historiadores – dando relevância a José Honório Rodrigues e a Raymundo Faoro – os partidos dominantes pensaram um Brasil menor, buscando primariamente seus interesses e não o interesse comum do todo o povo brasileiro.

Nunca houve um projeto que incluísse os milhões de excluídos, marginalizados, e considerados pela classe dominante – herdeira da mentalidade da Casa Grande – como jeca-tatus  que “lhes negou direitos, arrasou sua vida e logo que os viu crescer lhes negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-los de novo na periferia, no lugar que continua achando que lhes pertence”. (Rodrigues, Conciliação e Reforma no Brasil, 1965, p. 14-15).

Não está se repetindo esta tragédia com as atuais medidas do atual “governo” no Brasil, de uma forma ainda mais radical, desmontando uma a uma as conquistas de anos de trabalho político e social?

O segundo ponto é de grande relevância ética e política. Trata-se do núcleo central do projeto político do PT: dar centralidade aos humildes da Terra. Ao falar de um projeto – que deve ser novamente pensado, incrementado e consolidado no Congresso – não começou com a ideia arrogante do Brasil grande, potência industrial e campeã na exportação de commodities.

Começou com os humildes da Terra: com os indígenas a quem devemos preservar e devolver as terras invadidas pelo agronegócio; começou com os quilombolas a quem devemos reconhecimento por sua luta de subsistência, por suas terras e vilas; começou pelos negros que, aos milhões, foram transformados em “peças”, feito carvão para queimar nas usinas de produção.

Voltar-se para a África não é apenas para pagar uma dívida histórica impagável, mas praticar a solidariedade para que ela possa melhorar as condições de vida de suas populações com aquilo que nossas instituições científicas, ligadas à agricultura, produziram com alta qualidade.

Começou pelas mulheres ainda discriminadas pelo patriarcalismo, apesar de toda a sua contribuição dada ao desenvolvimento do país; começou pelos Sem Terra e Sem Teto que buscam terra para trabalhar, produzir e viver com a democracia levada ao campo e às periferias; começou com os catadores de material reciclável que sempre apoiou (e se comoveu ao lembrá-los), liberando alguns milhões de reais para que melhorassem suas condições de trabalho; começou com os LGBT que trabalham, votam, pagam impostos e muitos são assassinados; começou com os trabalhadores em geral, obrigados a aceitar baixos salários para permitir uma maior acumulação das oligarquias que controlam grande parte de nossa economia; por fim, começou por dizer que devemos incluir os empresários – pequenos, médios e grandes – que criam empregos e produzem e que devem sentir sua responsabilidade na construção de uma nação mais justa e igualitária. Todos devemos convergir para esse sonho coletivo.

Qual o significado deste tipo de discurso?
É dar primazia à pessoa humana. Essa opção revela a inegável dimensão ética da política, que já para Aristóteles ética e política eram sinônimos.

Governar não é administrar a economia controlada pelo mercado, mas cuidar do povo, da qualidade de sua vida e de sua alta dignidade. Gandhi dizia que política é um gesto amoroso para com o povo, o cuidado para com a coisa comum. Isso foi proposto como o núcleo essencial de um projeto político a ser concretizado pelo PT e seus aliados.

Mas isso dificilmente se consegue, enfatizou o ex-presidente – esse é o terceiro ponto – se não houver educação generalizada. Proferiu os maiores elogios à importância decisiva da educação para gestar um país soberano e moderno. Daí as muitas iniciativas que os governos do PT inauguraram para permitir que os pobres, negros e marginalizados fizessem cursos de profissionalização e pudessem ingressar nas universidades.

Por fim, conclamou a todos para serem criativos. Não se trata de repetir o que já foi feito, mas de reinventar novas formas de fazer política social com participação popular, aproveitando as boas experiências realizadas e projetar novas que visem mais inclusão, mais cidadania e mais dignificação da vida humana.

Por último, fez apelo da importância política da Esperança. Quem alimenta esperança não aceita indignado as iniquidades sociais, dispõe-se a lutar para a projeção de um novo horizonte; a esperança deslancha energias escondidas que podem criar nova paisagem e dar a vitória. A esperança é o motor da história e das mudanças.

Se o PT chegar novamente ao governo central, pelo voto popular e por vontade da maioria da população, é para encontrar uma saída para a crise, já que as classes dominantes – que se apoderaram do poder – estão perdidas em sua voracidade de acumulação à revelia da grande maioria dos cidadãos e, atônitas, não sabem encontrar uma superação promissora da crise em que todos estamos metidos.

As principais vítimas são os historicamente sofredores aos quais não nos é permitido impor-lhes cargas ainda mais pesadas do que aquelas que já carregam. Seria demasiada desumanidade. Mas é isso que estamos verificando com as medidas desastradas da atual administração.

Um PT renovado e purificado de seus erros, defeitos e limitações, pode propor-se à sociedade como um partido que pode nos desanuviar o horizonte e oferecer-se como um caminho político de um desenvolvimento sustentável, porque mais participativo e justo onde – no dizer de Paulo Freire – não seja tão difícil o amor.

-----------------------------------------------------------------
Fonte do texto:A centralidade dos humildes da Terra: a propósito do discurso de Lula” – www.Leonardo Boff. Publicado em 02/06/2017.

Créditos Imagens:

1. Foto de Lula da Silva - De: Fabio Rodrigues Pozzebon - Agência Brasil
2. IDH mundial - 2014 -www.encicloplediageografica.blogspot.com.br
3. Cai número de contratações de Jovens Aprendizes - www.amazonasatual.com.br


Nota - As imagens publicadas neste blog pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja que seja removida deixe o seu comentário. 




Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio