"Venho de longe, conquistei o mundo de pés descalços. Quero encorajar o meu povo, as mulheres da minha terra: por muito difícil que as condições sejam, caminhem descalças e vençam".
Paulina Chiziane, romancista moçambicana.

Percebendo como as escritoras do nosso país têm sido “esquecidas” nas antologias brasileiras de literatura, venho pensando como mobilizar nosso interesse pela literatura escrita por mulheres. Nesse meu intento, e na condição de leitora, me ponho as seguintes questões:
— Será que existe apenas o ponto de vista feminino, quando uma autora imagina situações que enredam as relações humanas?
— Além das características pessoais de cada autor, no ofício da escrita, se percebe a presença de uma sensibilidade mulher, no seu modo de
engendrar suas histórias e de versejar?
Sabe-se que a mulher brasileira marcou sua presença bem mais tarde, na história da literatura do país — somando a sua substantiva presença junto aos seus parceiros homens. Embora tenham-se afirmado com excelentes obras — inclusive no exterior — o registro da presença da mulher, quando se folheia as antologias de literatura brasileira, apresenta um grande descompasso.
Seguem algumas observações iniciais:

Oito
anos depois (2012), na importante antologia: A Literatura Brasileira Através
dos Textos — 29ª edição
"revista e ampliada", do
professor titular da USP, Massaud Moisés (Ed. Cultrix, 2012), não aparece
um só poema da insigne Adélia
Prado, e — como no Folha
Explica de 2004 — não são registrados os significativos contos de Nélida Piñon, nem a escrita surpreendente de Cora Coralina, entre outras graves ausências.

Lygia Fagundes Telles e Raquel de Queiroz.
Na minha observação de leitora — muito
longe do acesso à informação que terá o reconhecido professor da USP,
nessa área — a sua edição “revista e ampliada”, do ano de 2012, deixa de registrar significativas obras de reconhecidas escritoras brasileiras.
Tendo presente a data da edição revista da antologia, vê-se que as obras das escritoras "esquecidas", foram publicadas antes. Então, por que não foram citadas?

—
A Siciliano já havia lançado Poesia
Reunida (1991), da insigne poetisa Adélia Prado;
—
A Ática já havia lançado Quarto de
Despejo (1992) de Carolina Maria de
Jesus;
—
A LP&M já havia lançado, em 2000: Cortejo
do Divino e Outros Contos Escolhidos, de Nélida
Piñon;
— A Record, já estava na 3ª.
edição do livro: Pensar é transgredir (2004)
de Lya
Luft.
— Todas as publicações de Clarice Lispector já estava disponível.
— Todas as publicações de Clarice Lispector já estava disponível.

Então, me pergunto: a que serviria as antologias, se os autores decidissem apresentar apenas as obras de sua preferência, deixando de lado a justeza e a abrangência do registro?
No caso da literatura brasileira, se respeitáveis professores não reconhecem obras de prosa e poesia — que
efetivamente enriquecem e qualificam a literatura brasileira — imagine se haverá lugar para que as novas gerações de escritoras seja lembrada, nas antologias que virão.

Recentemente, encontrei um artigo no acervo da Revista Carta Capital (2016), da jovem escritora Aline Valek. Ela fala de forma
contundente sobre a questão que levantamos aqui:

O que queremos sublinhar, aqui, não parte da ingênua pretensão de me insurgir contra a grande
contribuição e o valor alcançado pelos escritores homens, na história da literatura
do país. Não é disso que estamos falando. Estamos falando de uma necessária
tomada de atitude, para — no dizer da escritora Aline Valek — prestar
mais atenção nas ausências. Prestar
mais atenção, apoiar e incentivar as preciosas escritas femininas da língua
portuguesa, onde quer que apareçam.

----------------------------------
Texto citado, de Aline Valeck – publicado em Carta Capital, 27/07/2016.
Créditos das Imagens:
1. Pauline Chiziane - escritora moçambicana, membro do CSCS
www.folhademaputo.co.mz/pt/noticia/nacional/
2. Vanise Rezende - participando de evento da EdC-Economia de Comunhão: uma audiência com o Papa Francisco - Vaticano-2017.
3. Vanise Rezende - durante evento do Governo do estado de Pernambuco, no momento de receber o I Prêmio Literatura da Mulhe Idosa - 1º lugar/conto.
4. Adelia Prado - escritora brasileira - www.essaseoutras.com.br/adelia-prado-biografia-da-escritora-poemas-melhores-obras-e-fotos.
5. Clarice Lispector - escritora brasileira - foto da Editora Rocco, no livro: Clarice Lispector - Todos os Contos - 2016.
6. Lya Luft - escritora brasileira - http://www1.folha.uol.commbr/ilustrada/2017/
7. Chiquinha Gonzaga - musicista brasileira - http://youtube.com
8. Aline Valeck - escritora brasileira - www.camillices.com.br
Texto citado, de Aline Valeck – publicado em Carta Capital, 27/07/2016.
Créditos das Imagens:
1. Pauline Chiziane - escritora moçambicana, membro do CSCS
www.folhademaputo.co.mz/pt/noticia/nacional/
2. Vanise Rezende - participando de evento da EdC-Economia de Comunhão: uma audiência com o Papa Francisco - Vaticano-2017.
3. Vanise Rezende - durante evento do Governo do estado de Pernambuco, no momento de receber o I Prêmio Literatura da Mulhe Idosa - 1º lugar/conto.
4. Adelia Prado - escritora brasileira - www.essaseoutras.com.br/adelia-prado-biografia-da-escritora-poemas-melhores-obras-e-fotos.
5. Clarice Lispector - escritora brasileira - foto da Editora Rocco, no livro: Clarice Lispector - Todos os Contos - 2016.
6. Lya Luft - escritora brasileira - http://www1.folha.uol.commbr/ilustrada/2017/
7. Chiquinha Gonzaga - musicista brasileira - http://youtube.com
8. Aline Valeck - escritora brasileira - www.camillices.com.br
Nota: As imagens aqui publicadas pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja que seja removida deste espaço, por favor entre em contato com: vrblog@hotmail.com
Nenhum comentário :
Deixe seu comentário: