Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

PELO BRASIL E PELO MUNDO - SUMÁRIO DA SEMANA

19 de junho de 2021

 

mais de 400 atos de protesto

 PELO BRASIL - 500 atos pelas 500 mil vidas perdidas!!! 

"Manifestações mais do que dobraram em relação aos atos de 29 de maio. No dia em que o Brasil alcança a triste marca de meio milhão de vidas perdidas para a pandemia, centenas de milhares de pessoas sairão às ruas para pedir "Fora Bolsonaro", vacina no braço e comida no prato. Também neste sábado (19), o Brasil deve alcançar a triste marca de 500 mil mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. A maioria delas poderia ter sido evitada se o governo de Jair Bolsonaro não tivesse apostado no negacionismo e sabotado os esforços de enfrentamento da pandemia. Neste sábado, (19) milhares de brasileiros e brasileiras voltarão às ruas para protestar pelo impeachment de Jair Bolsonaro, intensificação da vacinação, auxílio emergencial de R$ 600 e várias outras reivindicações. Entre elas está o não à privatização da Eletrobrás, aprovada nessa quinta-feira (17) pelo Senado. Até a noite de sexta-feira (18), 457 atos #19JForaBolsonaro estavam confirmados em 438 cidades no Brasil e no exterior. Alguns locais terão mais de uma manifestação. A expectativa dos organizadores, entre eles a Central de Movimentos Populares (CMP), partidos de esquerda, entidades estudantis, centrais sindicais, movimentos sociais e diversos coletivos e ativistas, é que o número de protestos ultrapasse a marca de 500. Serão 500 atos pelas 500 mil vidas perdidas.

Ver: https://www.brasil247.com/brasil/com-500-mil-mortos-por-covid-19-brasil-grita-fora-bolsonaro-em-mais-de-400-atos-de-protesto?utm_campaign=

Três em cada dez lares brasileiros vivem sem nenhuma renda do trabalho

“No primeiro trimestre de 2021, três em cada dez lares brasileiros viviam sem nenhuma renda obtida através do trabalho, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido à crise provocada pela pandemia de covid-19, a proporção de domicílios sem nenhuma renda de trabalho saltou de 25,09% no primeiro trimestre de 2020 para 31,56% no segundo trimestre, com ligeira redução a 31,24% no terceiro trimestre” – Daniela Amorim, jornalista – O Estado de S. Paulo, 16-06-2021. Leia em: http://www.ihu.unisinos.br/610260-tres-em-cada-dez-lares-brasileiros-vivem-sem-nenhuma-renda-do-trabalho-frases-do-dia

Atoleiro

“Sem uma agenda para resolver a falta de produtividade e a desigualdade, o Brasil não sai do atoleiro onde está. (...) No governo Bolsonaro, a agenda da produtividade desapareceu. (...) A tremenda desigualdade social do Brasil não tem sido encaminhada a contento pelo governo Bolsonaro. E esses problemas são como doença. Sem tratamento, crescem” – Persio Arida, ex-presidente do Banco Central em palestra virtual, ontem, para marcar os 60 anos do BRDE – Zero Hora, 17-06-2021.

 ELEIÇÕES - Sem entusiasmo

“Apesar de louvável, a iniciativa de reunir expoentes do centro numa rodada de diálogo ainda não despertou entusiasmo nos bastidores do grupo. A bigorna amarrada às expectativas é uma: quem está disposto a conversar não tem o famoso “voto”, componente essencial para se chegar ao poder numa democracia. O apresentador engajado Luciano Huck, por razões óbvias, era, sim, a grande esperança desse grupo para conquistar corações e mentes, mas não rolou. De resto, ainda há desconfianças pairando no ar. Por ora, impera o baixo-astral” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 17 -06-2021.

 Covid 19. Vacinação anual

O epidemiologista professor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Hallal, em entrevista à TV 247, comentou a teoria - espalhada por Jair Bolsonaro, a partir de um falso relatório elaborado por conta própria por um auditor do TCU - de que existe uma supernotificação de casos e mortes da Covid-19. Na realidade, apontou Pedro, ocorre o oposto, uma subnotificação entre 15 e 20%: “As mortes pela Covid no Brasil estão subestimadas em cerca de 20%. Talvez agora um pouco menos, porque melhorou o sistema de notificação. A ideia de que se bota Covid no atestado de óbito para ganhar mais dinheiro é uma atrocidade, porque se acusa profissionais de saúde de inventarem uma causa de óbito. É uma tese que eu botaria no mesmo lote da terra plana e vacina que faz virar jacaré. A verdade é que as mortes estão subestimadas, não muito, em torno de 15 a 20%”. Ver mais em: https://www.brasil247.com/coronavirus/as-mortes-por-covid-no-brasil-estao-subestimadas-em-torno-de-20-sao-mortes-a-mais-nao-a-menos-diz-pedro-hallal?

Ano que vem...

“Ano que vem, vamos ter que começar a vacinar todo mundo de novo. Vai funcionar como funciona na gripe; mudam as variantes, tem fazer nova adaptação da vacina” – Fernando Ganem, médico, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês (SP) – Folha de S. Paulo, 17-06-2021.

 Inferências perigosas

“Todo mundo me pergunta e eu falo: sabe quando a gente vai ter todas essas respostas? Daqui a um ano, quando 100 milhões de pessoas estiverem vacinadas. O resto são inferências, e inferências são perigosas porque podem gerar informações infundadas” – Fernando Ganem, médico, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês (SP)Folha de S. Paulo, 17-06-2021.

ELETROBRAS

“O Senado aprovou na noite desta quinta a medida provisória que permite a privatização da Eletrobras, a maior empresa do setor elétrico da América Latina e responsável por cerca de 40% da transmissão de energia do país. De Brasília, Afonso Benites conta sobre a votação do projeto, que foi desfigurado por “jabutis” — alterações ao texto original — e que tem até terça para ser aprovado na Câmara. O repórter explica por que entidades do setor afirmam que a perda de controle estatal sobre a empresa e regras como a utilização de termelétricas podem resultar no aumento da conta de luz do brasileiro. “As premissas usadas pelo Governo de que haverá barateamento foram erradas. Só de se usar termelétricas é possível concluir que a energia ficará mais cara”, diz o coordenador do Instituto Clima e Sociedade, Roberto Kishinami. A oposição promete levar a questão às Justiça.” Jornalista Aquiles Lins e o engenheiro e comunicador Leonardo Stoppa conversam sobre a aprovação, pelo Senado, da Medida Provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobrás e as consequências para o País. Veja: TV 247 - https://youtu.be/bzyhWYH8Hfs

“Antes da criação da Eletrobras, que agora pode ser privatizada, Brasil vivia rotina de apagões - Criação da estatal foi proposta ao Congresso em 1954 por Vargas para acabar com racionamentos e permitir industrialização do país. No Carnaval de 1954, os foliões brincaram nas ruas do Rio de Janeiro ao som de duas marchinhas que debochavam de uma mazela que infernizava a capital do Brasil: os apagões quase diários. A marchinha Vaga-Lume, na voz de Violeta Cavalcanti, denunciava: “Rio de Janeiro / Cidade que nos seduz / De dia falta água / De noite falta luz”. O outro hino carnavalesco era Acende a vela, cantado por Emilinha Borba, que se valia da mesma rima: “Acende a vela, Iaiá / Acende a vela / Que a Light cortou a luz / No escuro eu não vejo aquela / Carinha que me seduz”.

A eletricidade capenga não era um problema exclusivo do Rio. Afetava o Brasil inteiro. Enquanto as maiores cidades penavam com cortes recorrentes de luz, grande parte do interior do país virava as noites no breu, numa situação ainda pior, sem energia elétrica nenhuma. Um mês depois daquele Carnaval, o presidente Getúlio Vargas deu o pontapé num ambicioso plano para finalmente pôr o sistema elétrico brasileiro em ordem. Em abril de 1954, ele enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que autorizava o Governo a fundar uma estatal chamada Eletrobras.” RICARDO WESTIN (Agência do Senado)17-06-2021. Leia mais em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-06-18/antes-da-criacao-da-eletrobras-que-agora-pode-ser-privatizada-brasil-vivia-rotina-de-apagoes.

POVOS NATIVOS

PL 490 sai de pauta após pedido de vista; veja quais partidos e parlamentares se posicionaram a favor do projeto anti-indígena

Pedido de vista coletivo tirou o projeto da pauta da CCJC pelo prazo de duas sessões; 44 parlamentares votaram para manter o PL anti-indígena na pauta.  Leia mais em : https://cimi.org.br/2021/06/pl-490-sai-pauta-pedido-vista-veja-quais-parlamentares-posicionaram-projeto-anti-indigena/

ESPIRITUALIDADE

“Não se trata de partidarizar as religiões. Mas a religião, seja ela cristã, judaica, muçulmana, de matriz africana, indígena, não importa, é um grande valor do nosso povo e tem que ser respeitada”, afirma Betto. “Deus não tem religião. Não vamos ficar nessa disputa. [...] O que importa na religião não é se você sabe repetir a Bíblia de cor ou se é uma autoridade. O que importa é se você ama, o amor” – Frei Betto, escritor – Folha de S. Paulo, 17-06-2021.

 Jesus morreu como prisioneiro político

“Não podemos ficar fazendo pescaria no texto bíblico, como faz o Bolsonero, pegando texto de João ‘A verdade vos libertará’ etc. [...] O mais importante é pegar o conjunto da obra, e o conjunto da obra é que Jesus morreu como prisioneiro político. Ele não morreu de hepatite na cama nem de desastre de camelo numa esquina de Jerusalém. Ele foi preso, torturado e dependurado numa cruz pelo Império Romano” – Frei Betto, escritor – Folha de S. Paulo, 17-06-2021.

PELO MUNDO AFORA

EM BUDAPEST - Bebam água!

“Na segunda-feira (14), em Budapeste, ao chegar à coletiva que antecedia o jogo Hungria x Portugal pela Eurocopa, o craque português Cristiano Ronaldo viu duas garrafinhas de Coca-Cola na mesa. Não vacilou: tirou-as de sua frente e botou uma de água no lugar. Pôde-se ouvi-lo em seguida dizendo “Bebam água”. Em 30 minutos, as ações da Coca-Cola caíram 1,4% nas Bolsas, num prejuízo de US$ 4 bilhões. No dia seguinte, Ronaldo fez dois dos três gols da vitória portuguesa e se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa. Pelo visto, não tomar Coca-Cola faz bem” – Ruy Castro, jornalista e escritor – Folha de S. Paulo, 17-06-2021. Impossível imaginar Neymar fazendo o mesmo que fez Cristiano Ronaldo! “Notar que a Coca-Cola é patrocinadora da Eurocopa, o que torna o gesto de Ronaldo ainda mais notável. Impossível imaginar Neymar fazendo o mesmo —ao contrário, seu estilo de vida arrogante, predador e exibicionista é sinônimo de grifes e cafonices. Mas quero crer que esse estilo, comum a tantos jogadores brasileiros, está nas últimas. O futuro terá muito mais atletas conscientes e comprometidos com as causas nobres” – Ruy Castro, jornalista e escritor – Folha de S. Paulo, 17-06-2021.Leia em: Jogador português Cristiano Ronaldo: Leia mais em:

http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/559047-frases-do-dia-4

NA ARGENTINA:

“Presidente argentino, Alberto Fernández, irrita toda a América Latina com uma única frase - Seu comentário sobre a origem de mexicanos, brasileiros e argentinos acumula desde acusações de racismo até piadas ácidas. Fernández conseguiu obscurecer a breve visita a Buenos Aires do presidente do Governo (primeiro-ministro) espanhol, Pedro Sánchez, a primeira de um líder europeu desde o início da pandemia, com uma frase tirada de uma canção de Litto Nebbia que ele erroneamente atribuiu a Octavio Paz: “Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barco. Eram barcos que vinham da Europa “. A frase original do mexicano Octavio Paz, que Jorge Luis Borges repetia com frequência, era bem mais irônica: “Os mexicanos descendem dos astecas; os peruanos, dos incas, e os argentinos, dos barcos”. EL PAÍS – Enric González, Buenos Aires - 10-06-2021

Leia mais em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-06-10/presidente-argentino-alberto-fernandez-irrita-toda-a-america-latina-com-uma-unica-frase.html?rel=mas

“Um peso argentino só compra uma balinha e está valendo pouco mais de 3 centavos de real - O grupo alimentar Arcor, o maior da Argentina, envolve suas balas Mini com uma frase: “Ideais para o troco”. Já é muito frequente que, em vez de moedas quase sem valor nem circulação, o consumidor receba o troco em notas e balas. Um peso, a divisa do país, vale pela cotação das ruas pouco mais de 3 centavos de real. Quase nada. Com uma inflação que subiu para 3,3% em maio e acumula 21,5% desde janeiro, o peso continua se desvalorizando”. EL PAÍS – Enric González, Buenos Aires - 17-06-2021

Leia mais em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-06-10/presidente-argentino-alberto-fernandez-irrita-toda-a-america-latina-com-uma-unica-frase.html?rel=mas

NO PERU:

“À frente da contagem dos votos, Pedro Castillo rejeita acusações de fraude. Nove dias após a eleição presidencial, a última contagem oficial dá o candidato da esquerda vitoriosa. Pedro Castillo vence com 50,12% dos votos contra 49,87% do adversário, ou 45.000 votos a mais. Mas, ainda não há data para a proclamação dos resultados finais, porque a autoridade eleitoral segue examinando os recursos de anulação do voto interpostos por seu oponente. Keiko Fujimori. A candidata da direita populista pede a anulação de várias dezenas de milhares de votos.” (Les Echos, França) | bit.ly/3q1btku- 

Leia mais em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Clipping-Internacional/ Clipping-Mundo-17-06-2021/44/50837

NO VATICANO:

“Esta tarde terá lugar em Augusta, na Sicília, uma cerimónia de acolhimento dos destroços do barco que naufragou no dia 18 de abril de 2015. Que este símbolo de tantas tragédias do mar Mediterrâneo continue a interpelar a consciência de todos e a favorecer o crescimento de uma humanidade mais solidária, que derrube o muro da indiferença. Pensemos nisto: o Mediterrâneo tornou-se o maior cemitério da Europa!” PAPA FRANCISCO, após o Angelus de 13.06.2021 - Cidade do Vaticano. Leia mais em:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2021/documents/papa-francesco_angelus_20210613.html

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

VACINAÇÃO/ Covid-19: no Brasil, uma vacinação em duas velocidades. Análise Espera-se que a campanha de vacinação ganhe impulso nas próximas semanas. No estado de São Paulo, todos os adultos receberão a primeira dose até 15 de setembro, segundo o governador. (La Croix, França) | bit.ly/35uaobt

COVID-19/ Brasil volta a aproximar-se de três mil mortes e de 100 mil casos em 24 horas. O número de novos casos registados supera apenas os de 25 de março último, quando o país contabilizou 100.158 diagnósticos positivos e o dia 2 deste mês, momento em que o Brasil chegou a 95.601 infeções em 24 horas. Os dados divulgados colocam o dia de hoje como o terceiro com mais diagnósticos de Covid-19 desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em fevereiro de 2020. A taxa de incidência da doença no Brasil é 235 mortes e 8.389 casos por 100 mil habitantes. Já a taxa de letalidade está fixada em 2,8% há várias semanas consecutivas, num momento em que os números parecem confirmar a tese de especialistas em saúde, que há semanas anunciam a chegada de uma terceira vaga da pandemia ao país. (Diário de Notícias, Portugal; Xihuanet, China; La Jornada, México; Diario Correo, Peru). bit.ly/35BUnA9 | bit.ly/3iMY4eg | bit.ly/3zyzqUQ | bit.ly/3cR1Y1Q

Amazônia/Brasil lança estudos de concessões florestais em cinco áreas amazônicas. O Ministério da Agricultura do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social iniciaram na quarta-feira estudos para concessões florestais em cinco áreas da Amazônia, disse o ministério em um comunicado. De acordo com o comunicado, um total de 2,3 milhões de hectares poderiam ser concedidos, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de metros cúbicos de madeira. (Xihuanet, China) | bit.ly/3zyzrYU 

Ver: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Clipping-Internacional/Clipping-Mundo-17-06-2021/44/50837

-------------------------------------

Fonte das notícias:

http://www.ihu.unisinos.br/610260-tres-em-cada-dez-lares-brasileiros-vivem-sem-nenhuma-renda-do-trabalho-frases-do-dia

 https://app.rdstation.email/mail/b4f873b5-61a5-4ec3-b420-9cff78896d3e?utm_campaign=os_destaques_da_manha_no_247_em_19_de_junho_de_2021&utm_

https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Clipping-Internacional/Clipping-Mundo-17-06-2021/44/50837

https://www.brasil247.com/brasil/com-500-mil-mortos-por-covid-19-brasil-grita-fora-bolsonaro-em-mais-de-400-atos-de-protesto?utm_campaign-

https://brasil.elpais.com/internacional/2021-06-10/presidente-argentino-alberto-fernandez-irrita-toda-a-america-latina-com-uma-unica-frase.

https://brasil.elpais.com/brasil/2021-06-18/antes-da-criacao-da-eletrobras-que-agora-pode-ser-privatizada-brasil-vivia-rotina-de-apagoes.

-------------------------------------

Crédito das imagens:

1.  Manifestações Fora Bolsonaro -

https://app.rdstation.email/mail/b4f873b5-61a5-4ec3-b420-9cff78896d3e? 

htm_campaign=os_destaques_da_manha_no_247_em_19_de_junho_de_2021

2. Craque português Cristiano Ronaldo, em Budapest

 - http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/2016/559047-frse-do-dia-


Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio