Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

AS MULHERES POR TRÁS DAS VACINAS CONTRA O COVID

29 janeiro, 2021





As grandes mulheres por trás das vacinas contra o Covid

 

 Por trás de cada vacina Covid existe uma grande mulher”, afirma-se, numa reportagem sobre a efetiva participação de grandes cientistas mulheres que estão por trás das vacinas contra o Covid-19.

 A reportagem é de Elena Dusi, publicada pelo jornal italiano Repubblica, em 14-01-2021, publicada no Brasil pelo IHU, com tradução de Luisa Rabolini.

Sarah Gilbert, diretora do grupo de Oxford, convenceu seus trigêmeos a participar do experimento no verão. Algum crédito, se pararmos o Covid, também vai para seu marido, que quando jovem abandonou sua carreira de cientista para permitir que ela seguisse em frente. E Sara Gilbert realmente foi em frente, estudando vetores virais por décadas para combater - entre outras coisas - a MERS: o coronavírus do Oriente Médio a partir do qual a Oxford partiu para desenvolver tão rapidamente a vacina usada hoje contra o Covid.


 

      Sarah Gilbert, diretora do grupo de Oxford (Foto: Reppublica)

 

Outra mulher dirige a  ReiThera, a empresa de  Castel Romano que produz a vacina italiana. Mas Antonella Folgori, bióloga e pesquisadora, com estudos em Roma e Estrasburgo, não está sozinha. Apenas 30% dos cerca de cem cientistas que trabalham nos laboratórios da ReiThera são homens. “Devo muito ao meu marido e aos meus dois filhos, que entenderam as minhas muitas ausências, me apoiaram nos momentos felizes e principalmente nas dificuldades e me ajudaram nas minhas escolhas”, ela afirmou, ao final da primeira fase de testes.

 

 

  Antonella Folgori Bióloga, pesquisadora e empresária da ReiThera - reprodução.

Completando a informação acima, a Economyup.it informa que a empresa de Antonella Folgori – diretora da Reithera fornecerá à Itália as vacinas anti-Covid produzidas pela sociedade de Castel Romano. Ela e, naturalmente, toda a sua equipe. Sobre esta missão, ela comenta: “Guiar a produção e a distribuição da primeira vacina italiana contra o SARS-COV2 é um desafio complexo, que pode ser vencido, mas requer o envolvimento de nossas competências para enfrentar cada fase com o máximo rigor e a máxima eficiência” - disse Folgori. (*)

A vacina BioNTech - disponibilizada na Italia dez meses depois do aparecimento do coronavírus -  é também porque Katalin Karikò há trinta ainda anos não desistiu de seu trabalho, apesar dos golpes. Nascida em uma impronunciável cidade húngara - Kisújszállás – com bolsa de estudo na Universidade de Szegen - ela saiu da Hungria para os EUA em 1985, com seu marido, uma filha de dois anos (agora campeã olímpica de remo pela Equipe norte-americana) e mil dólares costurados na barriga do ursinho, resultado da venda do carro da família no mercado negro.


 

     Katilin Karicò - vice-diretora da BioNTech (Foto: Reppublica).

Embora do sonho americano Karikò tenha recebido apenas amargos despertares. Ninguém jamais acreditou em seus estudos sobre o RNA e possíveis aplicações no campo das vacinas. Sem vaga na Penn University, e coincidindo com um diagnóstico de câncer em 1995, só em 2013 conseguiu levar suas patentes para a empresa alemã BioNTech, da qual atualmente é vice-diretora (depois de ter recebido uma oferta trabalho da Moderna). Cada frasco da vacina injetado hoje, tem atrás de si a história pessoal, os fracassos e também a capacidade de dezenas de pesquisadores que se superaram.

“Normalmente, nesse ponto, as pessoas simplesmente se despedem e vão embora, porque é horrível”, disse Karikò à revista americana Stat, sobre seu annus horribilis de 1995. “Eu pensei que não era capaz, que não era inteligente. Pensei em ir a outro lugar fazer outra coisa". Hoje seu nome foi sugerido para o Prêmio Nobel.

 

Kathrin Jansen, diretora de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Pfizer (Foto: Reppublica)


Do outro lado do  Atlântico, Kathrin Jansen trabalha na multinacional Pfizer, parceira da BioNTech – é a mulher que a  Nature  incluiu entre os dez cientistas de 2020: diretora de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da empresa, e criadora da vacina contra  papilomavírus. Conectada em smartworking em seu apartamento em Manhattan – e contando com 650 membros de sua equipe  ela coordenou em tempo recorde os testes da vacina de RNA desenvolvida pela BioNTech, de abril a novembro de 2020.


  

      Nita Patel, diretora de desenvolvimento da vacina da Science (Foto: Reppublica)

 Na Novavax, outra empresa estadunidense que está prestes a desenvolver uma vacina contra a Covid, encontramos  Nita Patel, diretora de desenvolvimento da vacina. Ela também mostra o quão longe a ciência pode ir, quando você se empenha com tenacidade. Nascida na aldeia de Sojitra, no estado indiano de Gujarat, Patel vem de uma infância de miséria, com seu pai incapacitado por tuberculose, quando ela tinha 4 anos. E é justamente com uma vacina contra essa doença que Patel começou a trabalhar, antes de se jogar no turbilhão do Covid.


  

      General chinesa Chen Wei recebe a vacina (Foto: Reppublica)


Entre as mulheres de ferro na luta contra o coronavírus está Chen Wei, general do Exército Vermelho Chinês, uma heroína nacional por seu trabalho na vacina contra o Ebola. Já em 29 de fevereiro de 2020 - um mês e meio após o sequenciamento do vírus - a vemos com a manga do uniforme arregaçada para receber a primeira injeção de uma vacina produzida em parceria com a farmacêutica CanSino.  Definí-la como experimental seria um eufemismo. Hoje é um dos pilares da luta da China contra o Covid.

 

-----------------------------------------------

Fontes da informação:

http://www.ihu.unisinos.br/606185-as-grandes-mulheres-por-tras-das-vacinas-contra-o-covid

(*) https://www.economyup.it/innovazione/reithera-chi-e-lad-antonella-folgori-scienziata-imprenditrice-che-dara-un-vaccino-allitalia/

 

Crédito das imagens :

1. Foto título: Vacinação no Estado do Amazonas - Brasil: 

https://noticias.uol.com.br/album/2021/01/18/vacinacao-brasil.htm?mode=list&foto=21

2. Foto da cientista e empresária Antonella Folgori - reprodução imagem publicada em: 

https://www.economyup.it/innovazione/reithera-chi-e-lad-antonella-folgori-
scienziata-imprenditrice-che-dara-un-vaccino-allitalia/

3As demais fotos são da publicação do título, aqui reproduzida.


Nota - As imagens publicadas nesta postagem pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja retirá-la, por favor envie-nos um comentário. 



Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio