Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

COMBATE AO DISCURSO DO ÓDIO NAS REDES SOCIAIS - UM CONVITE À AÇÃO

9 de janeiro de 2021

Dentre as notícias alvissareiras de Ano Novo, no âmbito internacional, uma delas nos fala de esforços da ONU, em diálogo com as grandes empresas de comunicação, para combater o discurso de ódio nas redes sociais.   

É bem verdade que este é, como dito, apenas um alento que aquece a nossa esperança. Mas, poderíamos vê-lo, também, como uma convocação a nós cidadãos combativos no campo dos Direitos Humanos e das ações afirmativas contra a discriminação, a desigualdade e a fome das populações mais vulneráveis, pondo-nos “ao lado das minorias étnicas, linguísticas e religiosas” em todo o mundo.

Trata-se de uma convocação de urgência, num desafio que reclama uma melhor cooperação entre as organizações sociais e as instituições democráticas, de modo que este esforço seja ampliado na imprensa e em todas as expressivas atividades dessas organizações.

O convite está aberto também aos divulgadores de opinião, sociólogos, jornalistas, blogueiros, canais de notícias em defesa da democracia, professores universitários e escolas que se esforçam em cooperar para a formação dos cidadãos do nosso país.

Da parte do Espaço Poese fica o compromisso de participar efetivamente desses esforços, e divulgar as iniciativas em favor dessa corrente de PAZ.

Segue abaixo a informação sobre a iniciativa da ONU, que “encaminhou um ofício para o Facebook, pedindo maior dedicação com o tema.” Os grifos são nossos.

-------------------------------------------

ONU aponta combate ao discurso de ódio nas redes sociais, como um dos grandes desafios do século 21

“Que considere o direito das minorias étnicas, linguísticas e religiosas na hora de decidir sobre temas como discurso de ódio, o maior desafio para a dignidade humana atualmente.”


Da Rede Brasil Atual  A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório especial sobre discurso de ódio e redes sociais. O tema foi considerado como um “grande desafio para a dignidade humana” e um dos temas que precisam ser tratados nos próximos anos. De acordo com o documento, o ódio nas redes “pode até levar a limpeza étnica e genocídio”.

O relator Fernando de Varennes considerou o combate à disseminação de difamação, mentiras e ódio como o desafio central da humanidade para o próximo período. “Minorias são o alvo preferencial para discurso de ódio online. Sabemos que discurso de ódio virtual contra minorias com frequência leva a perigo severo no mundo real”, disse.

 Varennes encaminhou um ofício para o Facebook, pedindo maior dedicação com o tema. “Que considere o direito das minorias étnicas, linguísticas e religiosas na hora de decidir sobre temas como discurso de ódio, o maior desafio para a dignidade humana atualmente.”

 Ações e vigor

         O especialista independente contratado pela ONU saudou ações da rede social neste sentido. Durante seu trabalho de pesquisa, ele chegou a pedir pessoalmente remoção de conteúdos de discurso de ódio. “O Conselho Supervisor do Facebook aceitou seis casos apelando contra decisões de remoção de conteúdo. O órgão é independente para revisar as decisões de moderadores da rede social”.

Ele considera a criação do Conselho pela empresa como uma “iniciativa inovadora e ambiciosa para regular a expressão online, em particular o discurso do ódio, que é essencial para a efetiva proteção das minorias mais vulneráveis ao redor do mundo”, mas pede maior vigor.”

O Conselho Supervisor do Facebook deveria considerar o Artigo 27 do Tratado Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e a Declaração da Assembleia Geral da ONU sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, assim como outras jurisprudências sobre os direitos das minorias.

------------------------------------

Fonte da informação:  

https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2021/01/onu-combater-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-e-grande-desafio-para-a-humanidade/

Publicado em: 02.01.2021   


Crédito das imagens: 

1. www.canstockphoto.com.br

2. Imagens do artigo reportado.

3. www.canstokphoto.com.br


Nota - As imagens publicadas nesta postagem pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja retirá-la, por favor envie-nos um comentário. 










Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio