Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

BRASIL - O EXERCÍCIO OBSCENO DE VINGANÇA

05 março, 2019


A folia do carnaval não conseguiu apagar dos corações da maioria das brasileiras e dos brasileiros, e de milhares de pessoas que acompanham os fatos desse Brasil indignado - a imagem vivaz de Arthur, um garoto feliz de apenas sete anos, alegria garantida no coração do seu avô tão cansado de fatos e mais fatos persecutórios. Artur carregava no sobrenome a história de Luís Inácio Lula da Silva. Há poucos dias, a morte inexplicável o levou, para sempre. 

Para os leitores deste espaço, especialmente os que estão em outros países, recopiamos este artigo do Professor Christian Dunker, da USP, escrito com clareza de visão e grande sensibilidade. Segue o texto.

........................................................

Um sinal claro de que nosso desejo legítimo de justiça transformou-se em exercício obsceno de vingança ocorre quando as situações que humanizariam alguém são usadas para ofendê-lo e humilhá-lo. A morte de inocentes não lembra mais nossa igualdade diante da finitude da vida, mas a crueldade dos sobreviventes. Por isso o processo de demonização dos inimigos é infinito. Tudo o que nele o torna como nós, como o fato de que ele tem filhos e netos, que sofre e que ama, precisa ser negado. A impossibilidade de compartilhar qualquer coisa que seja, com este outro. 
Se Freud estava certo, no inconsciente, vigora a lei de Talião: olho por olho, dente por dente. Disso podemos intuir que aqueles que agora gozam e desejam com a morte de uma criança de sete anos, cedo ou tarde, serão cobrados em dobro, na moeda da culpa, pela sua própria consciência.
Muitos brasileiros hoje se perguntam como é possível defender Jesus Cristo atrás de uma arma, ou usado para apoiar o ódio ou a violência. Poucos percebem que a crença de que todo mal descende de uma pessoa, ou de uma classe de pessoas, é um subterfúgio para liberar o que há de pior em nós. Usar a lei para nos proteger do mal é uma das estratégias mais antigas de pacificação subjetiva. Como se tudo que fosse legal assegurasse nossa moralidade.
Mas o fato é que existem coisas legais e imorais, assim como existe um uso da lei para humilhar e vingar-se do outro. Dentro de todos os impasses que separam e unem a justiça do direito há algumas máximas morais que estão acima de contextos e circunstâncias. O luto e o respeito pelo luto alheio é uma delas.
É o que acontece quando usamos os erros dos outros para nos sentirmos mais puros e justos. Mas o custo subjetivo para manter esta satisfação com a falta do outro pede cada vez. É preciso cada vez mais ofensa e degradação do outro para obter o mesmo efeito de limpeza da consciência.
É preciso cada vez mais maldade no outro para reassegurar nossa bondade. É assim que na história mais mal tenha sido feito em nome do bem do que do mal ele mesmo.
Quanto mais os escândalos de corrupção aparecem do lado do governo, quanto mais laranjas, motoristas e goiabeiras surgem, pior tem que ser o PT e os petistas.
Depreciar Lula, neste momento de dor e sofrimento, é um exagero impiedoso que denuncia este movimento caricato de criar um excesso de um excesso no outro para esconder sua própria falta.
---------------------------------------------
Fonte do texto: https://www.google.com/search?q=Revista+Época+-+O+exercício+obsceno+da+vingança&oq=rEVIST&aqs=chrome




* Christian Dunker é psicanalista e professor da Universidade de São Paulo.


Créditos das Imagens:
1. Arthur Araújo Lula da Silva
 na frente do prédio da PF em Curitiba-PN.  Imagem divulgada em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/01/politica/1551456375_479980.html

2. Ex-presidente Lula. Foto: Miguel Schincariol /AFP, revista Época 02/03/2019.










--------------------------------------

Ex-presidente Lula com o neto Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, que morreu na sexta-feira 01/02, vítima de meningite. A foto foi cedida ao jornal El País pelo Instituto Lula.  EFE

Ex-presidente Lula, preso político em Curitiba. Foto: Miguel Schincariol /AFP - divulgada na Revista Época - 02/03/2019

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio