Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

NATAL - EM BUSCA DO QUE NOS É COMUM

23 dezembro, 2020

            

Antes da passagem para o Ano Novo, os cristãos celebram o aniversário de Jesus, o Nazareno,   filho de Maria e do marceneiro José. Desde sempre se fala e se reproduz a sua mensagem, com inúmeros testemunhos de seus seguidores. Há séculos ele tem sido uma resposta aos anseios espirituais de grande parte da humanidade. 

Há um ponto em comum da sua mensagem com todas as grandes espiritualidades do planeta: Sejam da filosofia Ubutum na África, dos Mulçumanos, Budistas e  Israelitas - com suas comunidades em todo o mundo - sejam de Cristãos Romanos, Ortodoxos e Anglicanos, Pentecostais, Luteranos e Evangélicos fiéis à mensagem do Nazareno.  

O ponto em comum é que, na espiritualidade de todas essas culturas, todos se encontram encontram no mandamento síntese do amor fraterno - do fazer pelo outro aquilo que gostaríamos que fizessem a nós, amando-nos uns aos outros. 

São muitas e diversas as situações que hoje vivemos, no planeta Terra, como as  perseguições de países que desejam dominar ou arrasar um outro, e o seu povo, ou que lutam entre si, no mesmo país, por questões de etnias e crenças, ou  por guerras infindáveis apoiadas pelas potências interessadas nos recursos naturais do país que sofre o domínio do outro. Há, também, comunidades étnicas que são perseguidas e expulsadas de suas terras em nome da dominação do mais forte, do que não reconhecem o chão a ser repartido com os que ali estão. 

Inomináveis são as tiranias, guerras, dominações e invasões que os povos  sofrem dentro e fora de seus países. Mas, há também muitas culturas humanitárias que almejam estabelecer a fraternidade e a solidariedade, o respeito e a tolerância entre povos e etnias. Sem esquecer os povos nativos, ou indígenas, assolados por inúmeras perseguições e ainda inúmeras pessoas e comunidades negras que não são reconhecidas com os mesmos direitos de seus conterrâneos, em razão de um racismo doentio que muitas vezes resulta em gravíssimas violências. 

O Natal cristão nos lembra que aqui estamos de passagem, com a missão de nos aceitar como irmãos do jeito que cada um é, trabalhando juntos para cuidar da Mãe Terra, hoje tão devastada e maltratada. Este é o espírito do Natal, embora outros interesses nos querem ocupados em trocar presentes.  

Para a comunidade dos que nos seguem neste espaço, brinquei de fazer uns versinhos para nos ajudar e rever os nossos valores e nos preparar para entrar cheios de vigor e esperança no ano novo que está à nossa porta.


 

UM NATAL COMO UNIÃO,
PRESENÇA, OUSADIA E PAZ!


Faz de conta que esta mensagem

Chegou à tua porta pelo correio.

Faz de conta que o Natal é hoje

E todos os dias. O espírito do

Natal é uma mensagem do todo dia. 

Não passará.

Que no Ano Novo de 2021 nos traga

BOAS NOVAS para todos nós, 

Especialmente para os que precisam

De alguma nova alegria e força

Para ainda ser capaz de Esperançar!

 

Faz de conta que nos encontraremos

Em breve, para nos abraçar outra vez,

E preencher o tempo e a distância

Que nos separou uns dos outros

No percurso doloroso de 2020.

 

Que 2021 nos traga os anticorpos

Para o vírus da pandemia,

E contra muitos outros vírus

Da maldade que assola o mundo.

Para que continuemos aprendizes

Da cordialidade.


Assim, serenos e leves,

Seremos capazes de perdoar

Setenta vezes sete...

E de multiplicar e repartir os bens,

Como as águas dos rios, que fluem

E se perdem, naturalmente,

Nas águas do Mar!

 

Que o grito dos descartados

Da sociedade, e a tirania

Das injustiças sociais

Encontre em nós

Um rebate de indignação,

E um testemunho de união e luta,

Sem jamais perdermos

A alegria e a Paz!

-----------------------

Crédito das imagens:

1. Presépio nordestino - Brasil - arquivo do blog

2.  Foto de lideranças religiosas do mundo, presentes num encontro realizado em 2017.

3. Jesus  - pintura de Rembrand

Nota - As imagens publicadas nesta postagem pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma delas e deseja retirá-la, por favor envie-nos um comentário.   

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário:

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio