Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

A CONQUISTA HISTÓRICA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

25 de abril de 2016

Carta ao pequeno Giovanni:


Sei que onde vives Giovanni, resplandece a primavera. E sei que esta data – 25 de abril – para vocês, na Itália, é uma festa comemorativa da caída do fascismo e do advento da democracia. O clima certamente coopera para festejar uma data tão significante para vocês:  tudo em flor, os canteiros viçosos e exuberantes, o dia mais longo e iluminado, roupas mais leves, cores em toda parte. 






Para você, pequeno Giovanni – que ainda não completou um ano de idade – a primavera deve trazer muita alegria, pois não há mais que usar roupas de lã, tão incômodas pra brincar no chão com os livros de pano que você tanto gosta de morder...




Aqui no Brasil, pequeno Giovanni, o dia 25 de abril também é uma data que deveria ser comemorada com efusão. É a data em que começamos a sair de um período de vinte anos de ditadura militar. Na época (1984), durante o mês inteiro houve inúmeras manifestações de rua, uma delas em São Paulo, com mais de um milhão de pessoas! Um povo consciente e corajoso que lutou pela emenda constitucional das “Diretas Já”, proposta por Dante de Oliveira. Na ocasião, houve muitos remendos à tessitura da democracia conquistada


Desde então, alcançamos uma maior expressão democrática, o povo aprendeu a se expressar por meio do voto, e se organizou como os “Sem Terra” e os “Sem Teto” – até os povos indígenas, tão esquecidos, foram recebidos na Câmara dos Deputados, para apresentar suas reivindicações; empregados domésticos são reconhecidos, hoje, como trabalhadores de fato, com iguais direitos, e a educação é um bem de acesso a todos, sem exceção. Essas conquistas, essa força social, pequeno Giovanni, o povo não quer mais perder por nada neste mundo.



Mas, hoje, 25 de abril de 2016, depois de tantas conquistas democráticas, há um grande abatimento entre nós. 
Sabes o que acontece, Giovanni? 




Até alguns políticos que lutaram conosco anos atrás, para conquistar o regime democrático, estão traindo a nossa história e hoje lideram o movimento golpista anti-democracia, querem criar impedimentos ao governo da presidente, sem qualquer denúncia que outorgue a eles esse direito. Isto nos deixa envergonhados diante do mundo. Homens e mulheres que compõem as casas legislativas, mostram-se incivis, ignorantes e maquiavélicos, como na época da ditadura. Com raras e brilhantes exceções.

Sabes como é, Giovanni, são pessoas acostumadas a baixar a cabeça no seguimento de outros, e, neste caso, no seguimento de homens que - todos sabem (e também eles, imagina!) – estão apenas preocupados com os próprios interesses, as suas causas pessoais, e assim se agregam para realizar coisas inauditas e arbitrárias contra o povo brasileiro!


É verdade que  muitos não estavam satisfeitos com o atual governo do país, que realizou projetos importantes, mas também tomou medidas equivocadas de governança. Mesmo assim, estamos habituados a ter o espaço democrático para criticar o governo, falar o que se pensa e dizer a sociedade que queremos.

Talvez não possas entender bem, agora, o quanto é precioso preservar a democracia de um país. Não é possível derrubar um chefe de governo apenas porque não nos agrada o seu modo de governar. Precisaria que  tivesse chegado a fazer os malfeitos com que muitos estão habituados a conviver, e que a nossa presidente estivesse envolvida na corrupção em que a maioria desses políticos estão irremediavelmente envolvidos.

A tentativa de impedir a presidente a continuar governando leva a nossa democracia a ficar debilitada, e, se acontecer, criará um precedente insano. Mas, será muito difícil retirar de nós, os brasileiros, a experiência que temos da prática democrática, e os valores que a sustentam. Teu pai, Giovanni, que esteve fazendo pesquisas por aqui, conheceu a garra da nossa gente, e deve saber que não será fácil fazê-los desistir de tudo o que já conquistaram. De toda parte do mundo chegam manifestações em favor da democracia brasileira, e veem com estupefação esse modo ignóbil de fazer política.

Certamente, Giovanni, vais aprender com os teus pais a amar a pátria dos outros como a tua, e a torcer pela democracia em todo o mundo. Então, compreenderás o que passamos nesses dias escuros e difíceis para o nosso país.

-------------------------
Créditos imagens:

1 e 2 - www.canstockphoto.com.br
3 - Movimento dos Sem Teto - foto divulgação
4 - Diretas Já - Henfil
 
Nota: As imagens publicadas neste blog pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma dessas imagens e deseja que ela seja removida deste espaço, por favor entre em contato com: vrblog@hotmail.com

Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio