Vanise Rezende - clique para ver seu perfil

A GENTILEZA ESTÁ NA RUA

9 de dezembro de 2015

O carinho de uma leve ventania chegou a mim, a partir de uma conversa com uma jovem mulher, (vamos chamá-la Edith), com quem vez por outra troco ideias. Ela me falava de uma postagem deste blog: “Refugiados – A concretude do amor”, que a levou a considerar a sua participação em políticas sociais de relevância. Confidenciou-me que não se percebia chamada a realizar grandes gestos de solidariedade social. "Não tenho jeito para isso", me disse, com seriedade.

Eu a escutei em atenção silenciosa, e admiração. Dizia-me que o que ela buscava preservar, com cuidado, era a sua relação com os colegas de trabalho, os amigos e a família... E continuou:  “Também quando me encontro diante de pessoas que me prestam serviços considerados, em geral, sem muita importância: o pessoal da limpeza, os porteiros, o vigia, as auxiliares da secretaria”... “Faço questão de dar atenção a eles, aos seus interesses (como, por ex., perguntar pelo resultado de um jogo de futebol). Os meus cuidados - enfatizou - estão nesses gestos de atenção do dia-a-dia”.  

Contou-me que, em seu trabalho – integra o quadro de professores de uma grande escola privada – observara que uma colega estava com problemas de rouquidão, e continuava dando aulas. 

Um certo dia, Edith espontaneamente se ofereceu para que as duas trocassem de turma: ela assumiria a turma da colega – que teria uma aula expositiva – e a colega, por sua vez, cuidaria da outra turma em que bastaria aplicar um teste. A colega mostrou-se surpreendida com o seu gesto, e de início parecia não acreditar... Depois se mostrou muito agradecida, e logo trocaram as informações e as classes.

Todos nós já experimentamos o quanto a concretude da atenção pelo outro faz enorme diferença...

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Gentileza - em 15 de novembro - várias ações, públicas e privadas retomaram essa ideia. 

No Recife - por exemplo - a análise de filmagens aleatórias no centro da cidade indica que a população de rua demonstra saber cuidar bem das pessoas: ora ajudando um jovem que caíra da bicicleta, ora acompanhando um velhinho para atravessar a rua, ou apoiando alguém que se locomovia numa cadeira de rodas... Tudo é oportunidade de cooperação e cuidado. O “povo da rua” continua a receber e a dar lições de gentileza, assegura o vídeo divulgado pelo governo. E isso faz bem saber, embora a unidade federativa de Pernambuco esteja entre as campeãs de violência contra jovens pobres e negros.

A ideia da campanha de troca de gentilezas - mesmo numa sociedade do descuido - traz à tona uma música de Nando Reis e Arnaldo Antunes, intitulada "Mantra", que corrobora a conclusão dos meus pensares,em tempos de preparação do Natal. A letra é um registro da minha escuta... No arranjo musical há um “coro” que se insere éntre os versos e evoca Hare Krishna.

Mantra
Nando Reis/Arnaldo Antunes

Quando não tiver mais nada
Nem chão, nem escada,
Escudo ou espada
O seu coração
Acordará

Quando estiver com tudo
Lã, cetim, veludo,
Espada e escudo
Sua consciência
Adormecerá

E acordará no mesmo lugar
Do ar até o arterial
No mesmo lar
No mesmo quintal,
Da alma ao corpo material



Quando não se tem mais nada
Não se perde nada
Escudo ou espada
Pode ser o que se for
Livre do temor

Quando se acabou com tudo,
Espada e escudo
Forma e conteúdo
Já então, agora, dá
Para dar amor


Amor dará e receberá
Do ar, pulmão
Da lágrima, sal
Amor dará e receberá
Da luz, visão
Do tempo, espiral

Amor dará e receberá
Do braço, mão
Da boca, vogal
Amor dará e receberá
Da morte,
O seu dia natal.
                      
Adeus Dor!
Adeus Dor!
Adeus Dor!

                                                            

--------------------------------------

Créditos de Imagens:

Rosto de mulher jovem - www.canstockphoto.com.br
Aprendizado de gentilezas - www.diariodaregião.com.br
Mobilização da gentileza - www.entretenimento.ne.10.uol.com.br 
Mulher voando - Desenho de Corbiniano Lins - Recife-PE
Gentileza na praia - www.youtube.com.br
O menino e a flor - www.videodoamor.com.br

Nota: As imagens publicadas neste blog pertencem aos seus autores. Se alguém possui os direitos de uma dessas imagens e deseja que ela seja removida deste espaço, por favor entre em contato com:vrblog@hotmail.com















Posts + Lidos

Desenho de AlternativoBrasil e-studio